sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Ivaiporã sai na frente e lança o ISQN eletrônico


Foi realizado nesta quarta-feira (24) no auditório da Câmara de Vereadores de Ivaiporã uma palestra com o tema, “Implantação do Sistema Eletrônico de Gerenciamento do ISSQN e Emissão de Nota Fiscal Eletrônica” proferida pelo consultor Fernando Henrique Martins Sarzi, da Sigcorp Tecnologia da Informação. O evento foi organizado pela prefeitura através da Diretoria Municipal de Planejamento e Finanças e contou com a participação de comerciantes, contadores e servidores municipais de Ivaiporã e região ligados a área. A partir de setembro os contribuintes do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) do município de Ivaiporã irão aderir ao sistema de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e).

A diretora municipal de planejamento e finanças, Carla Beatriz Fuck Martins Rodrigues, diz que a substituição das tradicionais notas fiscais pela NF-e proporciona diversos benefícios aos emitentes e tomadores, entre eles, redução dos custos de impressão e armazenamento das NF; simplificação de obrigações acessórias, autorização via sistema para Impressão de Documentos Fiscais – AIDF; otimização dos processos de organização, guarda e gerenciamento dos documentos fiscais. “Além de haver uma gestão gerencial eletrônica há uma credibilidade maior quanto à emissão dessas notas”.

De acordo com o consultor Sarzi, a NF-e beneficia todos os envolvidos no processo. A partir da implantação do sistema, o contribuinte fará a emissão das notas fiscais diretamente do site da prefeitura. “O usuário não precisará mais ir até a prefeitura para solicitar algum tipo de serviço com relação ao ISS”, assinala. Ele comenta ainda, que com a implantação do sistema o município terá possibilidade de aumentar a arrecadação. “A expectativa é de no mínimo 30% de aumento”, diz Sarzi.

A partir de 2013 por determinação do Tribunal de Contas do Estado todas as prefeituras terão que adotar a NF-e. Para o prefeito Cyro Fernandes, além dos ganhos com a arrecadação o setor tributário municipal terá maior agilidade e modernidade. “Facilitando a vida dos contribuintes e contadores”, destaca Cyro.
fonte:www.ivaipora.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário