quarta-feira, 12 de março de 2014
Falha de segurança no Whatsapp expõe mensagens de usuários.
Pois é.... Você que trocou mensagens digamos sensuais, compartilhou fotos intimas e agora deve estar arrancando os cabelos.
Os usuários do popular plataforma de mensagens WhatsApp - que foi recentemente adquirido pelo Facebook para 16000000000 dólares no mês passado - podem estar enfrentando uma grande falha de segurança.
De acordo com o consultor de segurança Bas Bosschert, é possível que outras pessoas acessem suas conversas privadas WhatsApp através de apps Android baixados.
O terror tomou conta de você agora?
Segundo o especialista, a falha acontece quando o usuário realiza o back-up das mensagens para não perdê-las em caso de desintalação e reinstalação, por exemplo. O app estaria usando a mesma criptografia todas as vezes, em vez de criar uma nova chave para cada usuário. A criptografia do WhatsApp já é quebrada com grande facilidade.
Isto significa que o backup pode ir para um banco de dados com o armazenamento inseguro e os chats poderiam ser lidos e roubado por um outro app. Em teoria, o desenvolvedor por trás de outro aplicativo pode descriptografar e, finalmente, ter acesso a essas mensagens.
Legal né? Esta começando a ficar apavorado?Outras falhas ja tinham sido relatadas por outros hackers.
Bosschert nota em seu site que o banco de dados WhatsApp é salvo no cartão SD do seu telefone, que pode ser lido por qualquer aplicativo Android se o usuário lhe dá acesso a fazê-lo.
Esta é uma prática comum dos apps, por isso, se um aplicativo pede acesso ao cartão SD na teoria, poderia ter acesso a todos os seus dados do WhatsApp.
Para acrescentar ironia à situação, Bas Bosschert ainda lembra do pavor dos usuários do WhatsApp após a venda ao Facebook, temendo que a rede social fosse ter acesso a todas as suas mensagens.
"O Facebook não precisava ter comprado o WhatsApp para ler suas mensagens", afirmou Bas Bosschert.
A internet hoje amanheceu cheio de teorias da conspiração com o fato do aplicativo WhatsApp ter sido removido da App Store. Isso porque ele é considerado o principal concorrente do iMessage, com a vantagem de ser compatível também com aparelhos BlackBerry e Android.
Mas esta não e bem a verdade. A empresa comunicou que a retirada foi temporária e já enviaram uma nova versão, que espera a aprovação na loja.
Bem... quem já tem o aplicativo instalado no seu aparelho consegue usá-lo normalmente.
Pensem comigo se há realmente uma vulnerabilidade de segurança, todos os usuários são atingidos até a atualização do aplicativo.
Na tarde de ontem dia 17, voltou a ficar disponível na App Store o aplicativo WhatsApp.
Os responsáveis por ele ainda não divulgaram nenhuma explicação oficial para isso.
Este "Zap Zap" continua a ser noticia! Compartilhe o post e avise seus amigos no Facebook.
Tem algo a acrescentar a esta história? Comente abaixo.
Fonte:
Mashable
Tech Labs
Olhar Digital
Vera Moraes
www.enterx.com.br
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário