sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Estadão “crava” a espada em Dilma


A foto está na página A-7, na edição impressa do Estadão. Dilma surge levemente arqueada, e a espada de um cadete parece trespassar o corpo da presidenta. Abaixo da foto, o título “Honras Militares” – e um texto anódino, sobre a participação de Dilma numa cerimônia militar.

Faço a descrição minuciosa da foto porque a princípio só contava com uma reprodução de má qualidade (tive que fotografar a página do jornal com uma máquina amadora). Mas um amigo acaba de me mandar a imagem por email – e essa está um pouco mais nítida. Estranhamente, não encontro a foto no site do Estadão. Talvez apareça naquela versão digital para assinantes…

O editor deve ter achado genial mostrar a presidenta como se estivese sendo golpeada pelas costas. É a chamada metáfora de imagem. Mas, expliquem-me: qual a metáfora nesse caso? O que a foto tinha a ver com a solenidade de que fala o jornal? Há, no meio militar, quem queira golpear Dilma pelas costas? O jornal sabe e não vai dizer?

Ou, quem sabe, a turma do “Estadão” tenha achado graça em “brincar” com a imagem. No mínimo, um tremendo mau gosto com uma mulher que já passou por tortura na mão de militares, e hoje é a presidenta de todos os brasileiros.

Sintomático que a foto não apareça ao lado da mesma notícia na edição digital. Alguém deve ter pensado melhor e concluído: não vai pegar bem.

Por isso tudo, sou levado a pensar que Freud talvez explique a escolha da foto: a mão militar, na imagem, cumpre a função de eliminar a presidenta. E, com isso, talvez agrade a certa parcela dos leitores do jornal. Passeando pelo site do Estadão, é comum ver a presidenta chamada de “terrorista”. Exemplo, aqui:
Walter BenedetteComentado em: Dilma participa de solenidade em escola de oficiais
fonte:www.conversaafiada.com.br (paulo henrique amorim)

Assinatura marca início das obras do Sesc-Senac em Ivaiporã




O presidente do Sistema Fecomércio do Paraná, Darci Piana ao lado do prefeito Cyro Fernandes assinou nesta quarta-feira (24), o contrato para o início das obras da unidade Sesc-Senac, em Ivaiporã. Esta será a primeira unidade integrada do Sesc e do Senac no Estado. A obra será construída em um terreno doado pela prefeitura de 15.7 mil quadrados localizado na Av. Aparício Cardoso Bittencourt, nas proximidades do Lago Jardim Botânico.

O prefeito Cyro Fernandes destacou a importância da obra para Ivaiporã e região, parabenizou a diretoria do Sincomércio e Fecomércio e, falou ainda sobre a participação da comunidade para que a obra fosse iniciada. “É com muita honra que participo da assinatura de um projeto com essa magnitude. Esse investimento é mais um sinal do crescimento do município e vamos continuar lutando para o progresso e desenvolvimento de Ivaiporã”, acentua Cyro. Ele também lembrou do mutirão que mobilizou a comunidade, onde foi movimentado cerca de 1,5 mil caminhões de terras para a terraplenagem do local.

Darci Piana confirmou que serão investidos na unidade integrada Sesc-Senac mais de R$ 10,3 milhões. “E este custo é muito pequeno perto do grande investimento que é educação. A valorização do ser humano, este sim é o maior investimento que Ivaiporã está recebendo”, observa Piana. Ele diz ainda que o ato de assinar o documento para o início das obras poderia ter sido feito em Curitiba. “Mas este ato é feito para agradecer o povo de Ivaiporã através da prefeitura, do nosso prefeito Cyro e do nosso sindicato”.

As obras do Senac abrangem áreas de cozinha pedagógica, lanchonete, instituto de Beleza (Inbel), laboratório de enfermagem, laboratórios de informática e salas de aulas convencionais para diversos cursos. Na área reservada ao Sesc está previsto a instalação de um ginásio de esportes, academia, sala de ginástica, educação infantil, clínica odontológica, biblioteca, inclusão digital, múltiplas artes.

Segundo o engenheiro civil, Edison Luiz Schmitz proprietário da empresa Costa Oeste Construções, vencedora do processo licitatório, as obras serão iniciadas imediatamente. O prazo para a conclusão é de 12 meses.

Também participaram do evento, o diretor regional do Senac Paraná, Vitor Monastier; o diretor regional do Sesc Paraná, Dimas Fonseca; o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Ivaiporã, Luiz Carlos Favarin; o presidente da Câmara de Vereadores, Edivaldo Luiz Montanheri; a secretária municipal da Indústria e Comércio, Nadir Maciel; demais secretários municipais; vereadores e comunidade em geral.
fonte:www.ivaipora.net

Ivaiporã sai na frente e lança o ISQN eletrônico


Foi realizado nesta quarta-feira (24) no auditório da Câmara de Vereadores de Ivaiporã uma palestra com o tema, “Implantação do Sistema Eletrônico de Gerenciamento do ISSQN e Emissão de Nota Fiscal Eletrônica” proferida pelo consultor Fernando Henrique Martins Sarzi, da Sigcorp Tecnologia da Informação. O evento foi organizado pela prefeitura através da Diretoria Municipal de Planejamento e Finanças e contou com a participação de comerciantes, contadores e servidores municipais de Ivaiporã e região ligados a área. A partir de setembro os contribuintes do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) do município de Ivaiporã irão aderir ao sistema de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e).

A diretora municipal de planejamento e finanças, Carla Beatriz Fuck Martins Rodrigues, diz que a substituição das tradicionais notas fiscais pela NF-e proporciona diversos benefícios aos emitentes e tomadores, entre eles, redução dos custos de impressão e armazenamento das NF; simplificação de obrigações acessórias, autorização via sistema para Impressão de Documentos Fiscais – AIDF; otimização dos processos de organização, guarda e gerenciamento dos documentos fiscais. “Além de haver uma gestão gerencial eletrônica há uma credibilidade maior quanto à emissão dessas notas”.

De acordo com o consultor Sarzi, a NF-e beneficia todos os envolvidos no processo. A partir da implantação do sistema, o contribuinte fará a emissão das notas fiscais diretamente do site da prefeitura. “O usuário não precisará mais ir até a prefeitura para solicitar algum tipo de serviço com relação ao ISS”, assinala. Ele comenta ainda, que com a implantação do sistema o município terá possibilidade de aumentar a arrecadação. “A expectativa é de no mínimo 30% de aumento”, diz Sarzi.

A partir de 2013 por determinação do Tribunal de Contas do Estado todas as prefeituras terão que adotar a NF-e. Para o prefeito Cyro Fernandes, além dos ganhos com a arrecadação o setor tributário municipal terá maior agilidade e modernidade. “Facilitando a vida dos contribuintes e contadores”, destaca Cyro.
fonte:www.ivaipora.net

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Gleisi recebe prefeitos e autoridades paranaenses



No início da noite desta terça-feira, 16/08, a ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, recebeu no Palácio do Planalto, uma comissão de prefeitos, deputados e autoridades paranaenses, que estiveram em Brasília para acompanhar o anúncio de sete novos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia para o Estado.

O deputado federal André Vargas (PT-PR), que trabalhou para que o Paraná recebesse as novas instituições, esteve no encontro. Veja o registro feito por Paulo Henrique Dias, da Casa Civil.

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Polêmica de IVAIPORÃ- Vereador Ademir Prudência em entrevista


Ele falou sobre a decisão de propor uma audiência pública para debater o aumento no número de vereadores

O Vereador Ademir Prudêncio da Silva, que propôs a realização de uma audiência pública para discutir o aumento no número de Vereadores em Ivaiporã, que já tinha sido aprovado pela casa de Leis, alterado de 09 para 13 cadeiras, foi o entrevistado da Rádio Nova Era. Ele comentou justamente sobre este tema. Disse que mesmo tendo votado a favor de aumentar as cadeiras, percebeu que isso era um erro, e que não era a vontade da população. Ele também elogiou a atitude de entidades e pessoas da comunidade, que protestaram e fizeram com que essa audiência fosse marcada. A proposta do vereador Ademir Silva, sugerindo a revogação da emenda e fixando em 9 o número de cadeiras do Legislativo, já foi apreciada pelos vereadores, e aprovada pelo plenário.
fonte:blog do berimbau

Veículo capota na Avenida Marechal Cordeiro Farias


A Polícia Militar de Ivaiporã e o Corpo de Bombeiros foram acionados, no final da manhã do sábado, dia 13 de agosto, para atender a um acidente ocorrido na Avenida Marechal Cordeiro de Farias, próximo à Mercearia Damião, onde um veículo Corsa Classic, placas ALZ-9303 de Ivaiporã, capotou.

O carro era conduzido por um jovem de 20 anos, que relatou aos policiais militares que seguia sentido trevo-centro, quando as rodas do veículo teriam travado. Ele perdeu o controle, passou pela pista contrária, bateu no meio fio e numa goiabeira, antes de cair com as rodas para cima. O motorista não sofreu ferimentos

Crianças são vacinadas contra paralisia infantil e sarampo







A Secretaria Municipal de Saúde de Ivaiporã vacinou contra a Poliomielite as crianças de 0 a 5 anos, e contra o sarampo as crianças de 1 ano a 6 anos 11 meses e 29 dias, no sábado, 13 de agosto, quando teve início a Campanha de Vacinação Contra o Sarampo, e a 2ª etapa da Campanha Contra a Poliomielite (paralisia infantil), que se estenderão até dia 16 de setembro.

A meta do Ministério da Saúde é imunizar 95% das crianças com idade entre um ano e seis anos completos, o equivalente a cerca de 880 mil crianças. Contra a paralisia infantil deverão ser vacinadas mais de 729 mil crianças.
O secretário municipal de Saúde, Sandro Chotti, levou as filhas gêmeas ao Posto de Saúde, onde receberam a vacina. Ele afirmou que a equipe de saúde se organizou para vacinar o maior número possível de crianças. “A meta do Ministério da Saúde é imunizar 95% das crianças. Mas esperamos atingir 100%”, avisou Chotti.

Em frente ao Shopping Ivaiporã, havia uma equipe do Rotary Club Integração, que é parceiro das campanhas de vacinação. Alessandra Moreira disse que a manhã do sábado foi bastante movimentada e os pais aproveitaram para vacinar as crianças, uma vez que o local facilitou o acesso às doses. No local, o Zé Gotinha distraia as crianças para não deixá-las apreensivas.

Sintomas
O sarampo é uma doença aguda, altamente contagiosa, transmitida por vírus. Os sintomas mais comuns são febre, tosse seca, manchas avermelhadas, coriza e conjuntivite.

A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções expelidas pelo doente ao tossir, falar ou respirar. O período de transmissão varia de quatro a seis dias, antes do aparecimento das machas, até quatro dias após o surgimento.

A vacinação contra o sarampo é chamada de “campanha de seguimento” e costuma ocorrer em intervalos de três a cinco anos, com o objetivo de reforçar a proteção das crianças e manter o Brasil sem transmissão disseminada do vírus. A última campanha deste tipo ocorreu em 2004.

Em 2011, o Ministério da Saúde confirmou 10 casos de sarampo em território nacional, relacionados a casos importados da Europa. O último caso autóctone, no Brasil, foi registrado em 2001

sábado, 28 de maio de 2011

Trágico em IVAIPORÃ- Imagens impressionantes






Batida entre Camioneta e Gol na rodovia PR 466 deixa uma morto e um ferido grave
(Foto acima- O Gol ficou destruído/ Foto a esquerda - Caminhoneta partiu ao meio)
Por volta das 5 horas da madrugada deste sábado, 28 de maio de 2011, houve um violento acidente próximo a Ivaiporã, na Rodovia 466, cerca de 500 metros após a Coamo sentido Manoel Ribas. A batida foi entre um Gol - Prata, placa BGE- 7301 de Ivaiporã, conduzido por EVANDRO EDWIN DA SILVA, e uma Caminhonete marca Ford, modelo F-250 Preta, placa AQZ- 5401 de Guarapuava, mas que era conduzida por LEONARDO KOVALHUK PEREIRA, de 19 anos, morador de Boa Ventura do São Roque. Com a batida, o condutor da caminhoneta, LEONARDO KOVALHUK PEREIRA, 19 anos, sofreu ferimentos graves; já o condutor do Gol EVANDRO EDWIN DA SILVA, 34 anos, entrou em óbito no local. As causas do acidente estão sendo apuradas, mas a princípio a batida aconteceu depois que a F.250 invadiu a pista contrária. Os dois carros tiveram danos de grande monta. A violência do impacto foi tão grande que a caminhoneta literalmente partiu ao meio, o gol ficou destruído, inclusive parte da lataria do gol, ficou presa entre as ferragens da F.250. Segundo o Sargento Soares, do Posto Rodoviário de Ubá do Sul, a princípio o jovem da F.250 voltava para sua cidade, Boa Ventura do São Roque, e o motorista do Gol chegava na cidade vindo de uma viagem a Santa Catarina.
Nestas fotos da F.250, note que na segunda imagem, parte do gol ficou presa a lataria da caminhoneta

sexta-feira, 27 de maio de 2011

BOCA NO TROMBONE – Morador de Ivaiporã quer saber de quem é a Pracinha


Um morador de Ivaiporã enviou uma nota para a Rádio Nova Era, questionando o abandono e a propriedade de uma Pracinha existente em Ivaipirã. Leia a nota na íntegra e nos ajude a responder estes questionamentos: NOTA NA ÍNTEGRA SEM CORREÇÕES - “A reclamação que venho a fazer é o seguinte: Tem uma praça aqui na entrada secundária de Ivaiporã em frente as novas instalações da Fox painéis que na [época em que o Sr Pedro Wilson Papin foi prefeito era cheio de Out Doors ai ele veio aqui para fazer a readequação das ruas e foi constatado na época pelo mapa da prefeitura que ali era uma praça e o mesmo mandou retirar as placas e fez ali uma pracinha e assim foi em seu mandato e depois com o senhor Célio Pereira, e em dois anos do atual prefeito, mas agora estranhamente apareceu por estes dias a informação que o dono da propriedade era o Sr Celio Pereira e que me parece que já vendeu para uma pessoa de Arapuã. Agora eu pergunto como que uma propriedade que era do município passou a ser particular? Outra coisa digamos que esta tivesse escritura como particular, e os anos que a prefeitura ficou cuidando limpando,plantou grama ,colocou meio fio em volta etc.. quem vai pagar esta conta?Acredito que mesmo assim daria desapropriação a favor do município. No atual momento está abandonada criando mato etc..Tem coisas que só acontecem em Ivaiporã, só falta daqui uns dias aparecer dono de outros bens públicos.Por favor nos oriente e nos diga se isto esta certo.Peço que devolvam a pracinha para o povo , para as crianças brincarem e não ter mais tanto mato e sujeira como esta agora, a entrada secundária que tem mais movimento que a principal já é feia agora então virou um lindo cartão de visita,isto é feio para o povo daqui , quem entra e ve como está não sabe que a praça da cidade agora tem dono e que esta abandonada. Obrigado pelo espaço, sou leitor assíduo de seu blog”- Assinado Anderson Matos.. (Imagem ilust.
fonte:berimbaunoticias.blogspot.com

Furto em IVAIPORÃ- "CARAS DE PAU"


Ladrões ousados invadem casa e furtam dinheiro sem se importar com a vítima que estava na área de serviço

O furto aconteceu na Rua Pindaúva, na localidade de Jacutinga, e foi registrado pela PM as 22:50 desta quinta, 26 de maio, de 2011. A vítima, uma dona de casa, contou que estava lavando roupas na área de serviço, quando ouviu um barulho vindo do interior da residência. Ela ainda viu quando dois indivíduos, vestindo de capuzes, saíram correndo pela porta da frente. Ao verificar constatou que da gaveta de uma cômoda que fica em um dos quartos havia sido furtado a quantia de R$500,00 em dinheiro. E ainda os autores do furto danificaram o aparelho telefônico para evitar que a mulher chamasse a Polícia. Outros objetos e até galinhas podem ter sido furtadas pelos indivíduos.