segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Crianças são vacinadas contra paralisia infantil e sarampo







A Secretaria Municipal de Saúde de Ivaiporã vacinou contra a Poliomielite as crianças de 0 a 5 anos, e contra o sarampo as crianças de 1 ano a 6 anos 11 meses e 29 dias, no sábado, 13 de agosto, quando teve início a Campanha de Vacinação Contra o Sarampo, e a 2ª etapa da Campanha Contra a Poliomielite (paralisia infantil), que se estenderão até dia 16 de setembro.

A meta do Ministério da Saúde é imunizar 95% das crianças com idade entre um ano e seis anos completos, o equivalente a cerca de 880 mil crianças. Contra a paralisia infantil deverão ser vacinadas mais de 729 mil crianças.
O secretário municipal de Saúde, Sandro Chotti, levou as filhas gêmeas ao Posto de Saúde, onde receberam a vacina. Ele afirmou que a equipe de saúde se organizou para vacinar o maior número possível de crianças. “A meta do Ministério da Saúde é imunizar 95% das crianças. Mas esperamos atingir 100%”, avisou Chotti.

Em frente ao Shopping Ivaiporã, havia uma equipe do Rotary Club Integração, que é parceiro das campanhas de vacinação. Alessandra Moreira disse que a manhã do sábado foi bastante movimentada e os pais aproveitaram para vacinar as crianças, uma vez que o local facilitou o acesso às doses. No local, o Zé Gotinha distraia as crianças para não deixá-las apreensivas.

Sintomas
O sarampo é uma doença aguda, altamente contagiosa, transmitida por vírus. Os sintomas mais comuns são febre, tosse seca, manchas avermelhadas, coriza e conjuntivite.

A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções expelidas pelo doente ao tossir, falar ou respirar. O período de transmissão varia de quatro a seis dias, antes do aparecimento das machas, até quatro dias após o surgimento.

A vacinação contra o sarampo é chamada de “campanha de seguimento” e costuma ocorrer em intervalos de três a cinco anos, com o objetivo de reforçar a proteção das crianças e manter o Brasil sem transmissão disseminada do vírus. A última campanha deste tipo ocorreu em 2004.

Em 2011, o Ministério da Saúde confirmou 10 casos de sarampo em território nacional, relacionados a casos importados da Europa. O último caso autóctone, no Brasil, foi registrado em 2001

Nenhum comentário:

Postar um comentário