domingo, 19 de fevereiro de 2012
Com câncer, Lula pode participar de desfile em escola de samba
Lula ligou para a mulher para dizer que assistiu a tudo e que o desfile foi maravilhoso
O ex-presidente Lula poderá comparecer ao desfile das campeãs do Carnaval de São Paulo caso a Gaviões da Fiel esteja entre as escolas de maior pontuação de 2012. A informação é da assessoria de Lula, que se recupera, atualmente de um tratamento contra o câncer.
O ex-presidente foi homenageado pela escola, que teve, em seu desfile, a presença da mulher dele, Marisa Letícia. Ainda de acordo com a assessoria, Lula ligou para a mulher para dizer que assistiu a tudo e que o desfile foi maravilhoso.
Papa consagra 22 novos cardeais, incluindo um brasileiro
Dos 22, 18 têm menos de 80 anos e por isso poderão participar de um eventual conclave para escolher o sucessor de Bento 16~
O papa Bento 16 celebrou neste sábado na Basílica de São Pedro do Vaticano o quarto consistório de seu pontificado para nomear 22 novos cardeais, entre eles o brasileiro João Braz de Aviz, de 64 anos, o único latino-americano que recebeu neste sábado o título. Milhares compareceram à cerimônia, muitos deles provenientes das nações de origem dos cardeais. O arcebispo espanhol Santos Abril e Castelló, de 76 anos, também foi nomeado.
Dos 22 novos cardeais, 18 têm menos de 80 anos, por isso poderão participar de um eventual conclave para escolher o sucessor do atual papa. Os outros quatros são octogenários e, segundo a norma vaticana, não podem entrar na Capela Sistina - lugar dos conclaves - para escolher um novo pontífice.
Dos 18 eleitores, 12 são europeus, um latino-americano, três americanos e dois asiáticos. Dos 12 europeus eleitores, sete são italianos, o que representa uma potencialização da igreja italiana, que se coloca como a primeira no número de cardeais com um total de 52, 30 deles eleitores. Após a Itália, os Estados Unidos possuem 19 cardeais (12 eleitores), seguidos pela Espanha com dez (cinco eleitores), Brasil também com dez (seis eleitores) e França com nove (quatro eleitores).
Com os novos cardeais, a igreja europeia amplia seu peso no Colégio Cardinalício, no qual passa a ter 119 membros. A América Latina continua sendo a segunda colocada, agora com 32 cardeais, seguida pela América do Norte, com 22, Ásia com 20, África com 17 e Oceania com quatro.
Com essas nomeações, o Colégio Cardinalício fica formado por 214 cardeais, dos quais 125 não são octogenários e, por isso, podem participar em um eventual conclave para a escolha do papa. No domingo, Bento 16 realizará uma missa solene com os novos cardeais.
'Mundo mudou'
Em entrevista posterior à consagração, Braz de Aviz disse à agência de notícias católica I-Media esperar que o Colégio Cardinalício seja mais "universal", convidou seus colegas a reconhecer que o mundo mudou e pediu à Europa e aos Estados Unidos que desçam do pedestal e "voltem seus olhares" para a América Latina.
"Na América Latina e em outras partes temos de admirar a grande história da Europa, sua beleza. Mas a Europa, por sua vez, deve descer das alturas e ter uma atitude fraternal com os outros continentes e deixar de olhar os demais de cima para baixo", disse. "Isso de um ponto de vista católico e econômico, mas também dentro da Igreja", continuou.
"Não podemos deixar de levar em conta que América Latina, Ásia e África mudaram e continuar pensando que são colônias ou do Terceiro Mundo", completou.
O novo cardeal há mais de um ano é prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e é responsável por cerca de 800 mil religiosos e religiosas espalhados pelo mundo. O ex-arcebispo de Brasília, que confessou que tem no corpo 130 fragmentos de chumbo por causa de um tiroteio há 30 anos, é, segundo o site de notícias religiosas Vatican Insider, um defensor da "teologia da libertação".
Para o brasileiro, a corrente teológica latino-americana que surgiu na década de 60 contra a opressão e a favor da luta dos mais desfavorecidos foi "útil" e até "necessária", porque deixou que a Igreja descobrisse a "opção preferencial pelos pobres", de acordo com o site.
A designação de diversos cardeais provenientes da Europa, em particular da Itália, desencadeou polêmicas por causa do "eurocentrismo" do papa alemão, que, para vários observadores, prepara sua sucessão.
Interrogado sobre o desequilíbrio no órgão diretor da Igreja, o novo cardeal considerou que "quanto mais universal for o Colégio Cardinalício, melhor ele representa a Igreja". "Trabalhamos muito para conseguir isso e seguiremos agindo. A Igreja é tão original, tão unida e, ao mesmo tempo, tão cheia de diferenças!", comentou.
O papa Bento 16 celebrou neste sábado na Basílica de São Pedro do Vaticano o quarto consistório de seu pontificado para nomear 22 novos cardeais, entre eles o brasileiro João Braz de Aviz, de 64 anos, o único latino-americano que recebeu neste sábado o título. Milhares compareceram à cerimônia, muitos deles provenientes das nações de origem dos cardeais. O arcebispo espanhol Santos Abril e Castelló, de 76 anos, também foi nomeado.
Dos 22 novos cardeais, 18 têm menos de 80 anos, por isso poderão participar de um eventual conclave para escolher o sucessor do atual papa. Os outros quatros são octogenários e, segundo a norma vaticana, não podem entrar na Capela Sistina - lugar dos conclaves - para escolher um novo pontífice.
Dos 18 eleitores, 12 são europeus, um latino-americano, três americanos e dois asiáticos. Dos 12 europeus eleitores, sete são italianos, o que representa uma potencialização da igreja italiana, que se coloca como a primeira no número de cardeais com um total de 52, 30 deles eleitores. Após a Itália, os Estados Unidos possuem 19 cardeais (12 eleitores), seguidos pela Espanha com dez (cinco eleitores), Brasil também com dez (seis eleitores) e França com nove (quatro eleitores).
Com os novos cardeais, a igreja europeia amplia seu peso no Colégio Cardinalício, no qual passa a ter 119 membros. A América Latina continua sendo a segunda colocada, agora com 32 cardeais, seguida pela América do Norte, com 22, Ásia com 20, África com 17 e Oceania com quatro.
Com essas nomeações, o Colégio Cardinalício fica formado por 214 cardeais, dos quais 125 não são octogenários e, por isso, podem participar em um eventual conclave para a escolha do papa. No domingo, Bento 16 realizará uma missa solene com os novos cardeais.
'Mundo mudou'
Em entrevista posterior à consagração, Braz de Aviz disse à agência de notícias católica I-Media esperar que o Colégio Cardinalício seja mais "universal", convidou seus colegas a reconhecer que o mundo mudou e pediu à Europa e aos Estados Unidos que desçam do pedestal e "voltem seus olhares" para a América Latina.
"Na América Latina e em outras partes temos de admirar a grande história da Europa, sua beleza. Mas a Europa, por sua vez, deve descer das alturas e ter uma atitude fraternal com os outros continentes e deixar de olhar os demais de cima para baixo", disse. "Isso de um ponto de vista católico e econômico, mas também dentro da Igreja", continuou.
"Não podemos deixar de levar em conta que América Latina, Ásia e África mudaram e continuar pensando que são colônias ou do Terceiro Mundo", completou.
O novo cardeal há mais de um ano é prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e é responsável por cerca de 800 mil religiosos e religiosas espalhados pelo mundo. O ex-arcebispo de Brasília, que confessou que tem no corpo 130 fragmentos de chumbo por causa de um tiroteio há 30 anos, é, segundo o site de notícias religiosas Vatican Insider, um defensor da "teologia da libertação".
Para o brasileiro, a corrente teológica latino-americana que surgiu na década de 60 contra a opressão e a favor da luta dos mais desfavorecidos foi "útil" e até "necessária", porque deixou que a Igreja descobrisse a "opção preferencial pelos pobres", de acordo com o site.
A designação de diversos cardeais provenientes da Europa, em particular da Itália, desencadeou polêmicas por causa do "eurocentrismo" do papa alemão, que, para vários observadores, prepara sua sucessão.
Interrogado sobre o desequilíbrio no órgão diretor da Igreja, o novo cardeal considerou que "quanto mais universal for o Colégio Cardinalício, melhor ele representa a Igreja". "Trabalhamos muito para conseguir isso e seguiremos agindo. A Igreja é tão original, tão unida e, ao mesmo tempo, tão cheia de diferenças!", comentou.
Ex-panicat, Juju Salimeni diz que 'Pânico' sofria na RedeTV!
A ex-panicat Juju Salimeni, que desfilou pela escola de samba Mancha Verde na manhã deste sábado, no sambódromo do Anhembi, em São Paulo, celebrou a saída do Pânico da emissora RedeTV! e a contratação do programa pela Band. "Eles merecem (ir para a Band) porque passaram muita dificuldade na RedeTV!", disse Juju Salimeni, que é assistente de palco no programa Legendários, da Record.
Ela citou a falta de verba como um dos problemas que o Pânico enfrentava na emissora anterior. "Sei que eles podem fazer coisas muito melhores agora", afirmou Juju Salimeni.
O Terra transmite, ao vivo e em HD, a folia em Salvador. Não perca Ivete Sangalo, Claudia Leitte, Daniela Mercury, Chiclete com Banana, entre outros, agitando o circuito Barra-Ondina. O ator Cassio Reis e a apresentadora baiana Érica Saraiva comandam o estúdio do camarote do Terra, entrevistando famosos - como a atriz Sharon Stone - entre os mais de 800 convidados por dia.
O portal também acompanha minuto a minuto todos os desfiles e a apuração das escolas de samba de Rio de Janeiro e São Paulo. Notícias, fotos, vídeos e a transmissão de Salvador também estão em tablets e no celular. Acesse m.terra.com.br/carnaval2012.
Ela citou a falta de verba como um dos problemas que o Pânico enfrentava na emissora anterior. "Sei que eles podem fazer coisas muito melhores agora", afirmou Juju Salimeni.
O Terra transmite, ao vivo e em HD, a folia em Salvador. Não perca Ivete Sangalo, Claudia Leitte, Daniela Mercury, Chiclete com Banana, entre outros, agitando o circuito Barra-Ondina. O ator Cassio Reis e a apresentadora baiana Érica Saraiva comandam o estúdio do camarote do Terra, entrevistando famosos - como a atriz Sharon Stone - entre os mais de 800 convidados por dia.
O portal também acompanha minuto a minuto todos os desfiles e a apuração das escolas de samba de Rio de Janeiro e São Paulo. Notícias, fotos, vídeos e a transmissão de Salvador também estão em tablets e no celular. Acesse m.terra.com.br/carnaval2012.
Mulher de Chico Anysio: "ele está muito bem e ouvindo música"
Malga voltou a escrever no microblog e contou aos seguidores que apesar de ter dormido mais cedo, acordou às 2h.Nesse sábado (18), Malga di Paula, mulher de Chico Anysio, escreveu em seu Twitter que, ao chegar no hospital, o humorista estava ouvindo música. "Encontrei o Chico muito bem, ouvindo músicas que ele mesmo fez. São boleros lindos", escreveu ela.
"Ele é um dos melhores compositores de MPB e muita gente nem sabe disso", completou. Durante a madrugada, Malga voltou a escrever no microblog e contou aos seguidores que apesar de ter dormido mais cedo, acordou às 2h.
"Fazia tempo que não ficava sozinha (sem família ou amigas). Confesso que não foi nada bom. Meu coração dói. Pelo menos tenho a companhia das minhas cachorras", explicou a mulher do humorista.
"Ele é um dos melhores compositores de MPB e muita gente nem sabe disso", completou. Durante a madrugada, Malga voltou a escrever no microblog e contou aos seguidores que apesar de ter dormido mais cedo, acordou às 2h.
"Fazia tempo que não ficava sozinha (sem família ou amigas). Confesso que não foi nada bom. Meu coração dói. Pelo menos tenho a companhia das minhas cachorras", explicou a mulher do humorista.
segunda-feira, 23 de janeiro de 2012
Hidrelétricas podem mudar paisagem do Vale do Ivaí O interesse de empreiteiras na construção de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) já preocupa e mobiliza agricultores da região
O outrora piscoso Rio Ivaí e que divide ao meio a região centro-norte do Estado, mais conhecida como “Vale do Ivaí”, pode estar próximo de sofrer profundas mudanças, com barragens, represamento de águas e alagamentos de extensas áreas agricultáveis. Por enquanto, tudo está apenas em estudo, mas existe sim a possibilidade concreta de o “sertão virar mar”, como já diziam Sá e Guarabira nos versos da sua célebre música “Sobradinho”, que surgiu com a polêmica construção da hidrelétrica – que leva o mesmo nome - no Rio São Francisco.
Depois de muitas brigas que ganharam os tribunais, em função da construção da Usina Hidrelétrica Mauá no Rio Tibagi, agora o Rio Ivaí se transforma no novo alvo de grandes empreiteiras nacionais e até multinacionais. O cenário, com técnicos e engenheiros a campo, fazendo medições, avaliações de vazão e de solos, e até de custo de terras, deixa em polvorosa os agricultores da região, notadamente, os ribeirinhos.
Em São Pedro do Ivaí, por iniciativa do Padre Zenildo Megiatto e do agricultor Halim Abil Russ Filho, já foi deflagrada uma mobilização dos produtores rurais contra os projetos de aproveitamento energético do Rio Ivaí, que tem estudos autorizados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).
A prefeita de São Pedro, Regina Della Rosa, se diz surpresa com os comentários sobre hidrelétricas no Rio Ivaí. “Até agora não fomos comunicados de nada a respeito disso, mas temos informações de que técnicos estiveram na região, fazendo estudos e medições”, comenta ela.
Nos próximos dias a prefeita pretende buscar informações oficiais sobre o tema e propor uma discussão mais ampla, no âmbito da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí, a Amuvi.
O agricultor João Magri, dono de uma fazenda de 55 alqueires, junto ao Rio Ivaí, avalia que as hidrelétricas podem ser úteis para outras partes do Brasil, “mas irão causar muito prejuízo e transtorno na região”. Ele lembra que foi acionado pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) para recompor uma longa faixa de mata ciliar, junto ao Ivaí. “Agora que está tudo formado, surge essa possibilidade de tudo ser inundado”, lamenta Magri.
Ordalvo Rosseto, que está radicado na região há 60 anos, fica com os olhos marejados ao imaginar que a propriedade da família pode ficar submersa. “Não queremos isso aqui na região e já fizemos até uma reunião como Padre Zenildo, para discutir os nossos direitos”, diz o agricultor.
ESTUDOS EM 30 ANOS - Na década de 80 o potencial do Ivaí já era levantado pela Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel). Na época, tais estudos constataram a possibilidade de se construir até seis barragens ao longo do rio, com capacidade final de 886 megawatts de potência instalada.
Durante 2011, especialistas realizaram levantamentos do potencial energético do Rio Ivaí, em vários trechos do rio. Relatórios conclusivos já estão de posse da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), órgão responsável pelos leilões para a distribuição de concessões de novas usinas hidrelétricas no País. A Copel não participa nessa nova etapa dos estudos.
O potencial energético do Rio Ivaí, apurado na década de 80 pela Copel, é mais que o dobro do apresentado pela Usina Mauá, que deve começar a operar ainda neste ano no Rio Tibagi, e que tem potência instalada de 363 megawatts, suficiente para abastecer uma cidade de um milhão de habitantes. Na região da divisa entre os municípios de Ortigueira e Telêmaco Borba deve ser alagada uma área de cerca de 80 quilômetros quadrados.
A produção de novos estudos no Rio Ivaí comprova que o Paraná continua no foco do setor energético para futuras hidrelétricas, mesmo sendo um estado superavitário na produção de energia elétrica. Nesse momento, a energia seria distribuída para abastecer outras unidades da federação.
É o mesmo destino da energia da Usina Mauá, construída pelo Consórcio Cruzeiro do Sul (Copel e Eletrosul), e que irá vender sua produção ao sistema nacional de distribuição de energia elétrica.
fonte:www.tnonline.com.br
Depois de muitas brigas que ganharam os tribunais, em função da construção da Usina Hidrelétrica Mauá no Rio Tibagi, agora o Rio Ivaí se transforma no novo alvo de grandes empreiteiras nacionais e até multinacionais. O cenário, com técnicos e engenheiros a campo, fazendo medições, avaliações de vazão e de solos, e até de custo de terras, deixa em polvorosa os agricultores da região, notadamente, os ribeirinhos.
Em São Pedro do Ivaí, por iniciativa do Padre Zenildo Megiatto e do agricultor Halim Abil Russ Filho, já foi deflagrada uma mobilização dos produtores rurais contra os projetos de aproveitamento energético do Rio Ivaí, que tem estudos autorizados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).
A prefeita de São Pedro, Regina Della Rosa, se diz surpresa com os comentários sobre hidrelétricas no Rio Ivaí. “Até agora não fomos comunicados de nada a respeito disso, mas temos informações de que técnicos estiveram na região, fazendo estudos e medições”, comenta ela.
Nos próximos dias a prefeita pretende buscar informações oficiais sobre o tema e propor uma discussão mais ampla, no âmbito da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí, a Amuvi.
O agricultor João Magri, dono de uma fazenda de 55 alqueires, junto ao Rio Ivaí, avalia que as hidrelétricas podem ser úteis para outras partes do Brasil, “mas irão causar muito prejuízo e transtorno na região”. Ele lembra que foi acionado pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) para recompor uma longa faixa de mata ciliar, junto ao Ivaí. “Agora que está tudo formado, surge essa possibilidade de tudo ser inundado”, lamenta Magri.
Ordalvo Rosseto, que está radicado na região há 60 anos, fica com os olhos marejados ao imaginar que a propriedade da família pode ficar submersa. “Não queremos isso aqui na região e já fizemos até uma reunião como Padre Zenildo, para discutir os nossos direitos”, diz o agricultor.
ESTUDOS EM 30 ANOS - Na década de 80 o potencial do Ivaí já era levantado pela Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel). Na época, tais estudos constataram a possibilidade de se construir até seis barragens ao longo do rio, com capacidade final de 886 megawatts de potência instalada.
Durante 2011, especialistas realizaram levantamentos do potencial energético do Rio Ivaí, em vários trechos do rio. Relatórios conclusivos já estão de posse da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), órgão responsável pelos leilões para a distribuição de concessões de novas usinas hidrelétricas no País. A Copel não participa nessa nova etapa dos estudos.
O potencial energético do Rio Ivaí, apurado na década de 80 pela Copel, é mais que o dobro do apresentado pela Usina Mauá, que deve começar a operar ainda neste ano no Rio Tibagi, e que tem potência instalada de 363 megawatts, suficiente para abastecer uma cidade de um milhão de habitantes. Na região da divisa entre os municípios de Ortigueira e Telêmaco Borba deve ser alagada uma área de cerca de 80 quilômetros quadrados.
A produção de novos estudos no Rio Ivaí comprova que o Paraná continua no foco do setor energético para futuras hidrelétricas, mesmo sendo um estado superavitário na produção de energia elétrica. Nesse momento, a energia seria distribuída para abastecer outras unidades da federação.
É o mesmo destino da energia da Usina Mauá, construída pelo Consórcio Cruzeiro do Sul (Copel e Eletrosul), e que irá vender sua produção ao sistema nacional de distribuição de energia elétrica.
fonte:www.tnonline.com.br
sábado, 21 de janeiro de 2012
Richa faz balanço de ações do primeiro ano de governo
O governador Beto Richa concedeu nesta semana uma série de entrevistas para emissoras estaduais de televisão e rádio para falar sobre ações realizadas no primeiro ano de gestão e projetos para 2012. Um dos principais temas abordados pela imprensa foi a segurança pública, que segundo as pesquisas é a maior preocupação dos paranaenses.
Ao avaliar a situação, Richa disse que a falta de investimentos nos últimos anos gerou índices de violência muito altos. Para alterar o quadro, o governador lembrou o lançamento do programa Paraná Seguro, que prevê a contratação de 10.200 policiais civis e militares e bombeiros, a instalação de módulos policiais, 95 delegacias e aquisição de viaturas equipadas com tecnologia embarcada.
No ano passado, Richa autorizou a contratação de 2.695 policiais civis e militares e 500 bombeiros. Para 2012, o orçamento da segurança vai totalizar R$ 2,1 bilhões. "Estamos investindo fortemente em inteligência, em pessoal e equipamentos. Os números mostram que já houve redução nos índices de criminalidade", afirmou.
Ainda na área de segurança, Richa reafirmou que neste ano serão instaladas as primeiras Unidades do Paraná Seguro (UPS), para atacar os pontos mais críticos na Região Metropolitana de Curitiba e outros grandes centros urbanos. "Vamos liberar esses territórios do crime e entregar de volta às pessoas de bem", disse.
O governador também ratificou a prioridade que será dada para as áreas de saúde e educação neste ano. "Na saúde, vamos cumprir as exigências da emenda 29 sem precisar aumentar os impostos", disse o governador. O orçamento da área foi acrescido em R$ 340 milhões para 2012. "Contratamos mais de mil profissionais de saúde no ano passado e iniciamos a estruturação de hospitais. Nosso propósito é prestar serviços de qualidade aos paranaenses".
Educação
Sobre os investimentos em educação e a equiparação salarial de professores, Richa ressaltou que o cumprimento do compromisso com o magistério está assegurado e elogiou o trabalho desenvolvido pelo vice-governador e secretário Flávio Arns: "É um especialista nesta área e já percorreu todas as regiões do estado, promovendo encontros e reuniões com professores e comunidade para estabelecer o planejamento de ações".
Richa lembrou que, em 2011, um dos grandes avanços do governo na educação foi a regularização da situação dos 35 mil professores que participaram do curso da Vizivali e há mais de oito anos aguardavam reconhecimento do diploma. "Também anunciamos R$ 126 milhões para ampliação, reforma e revitalização de muitas escolas estaduais, que estavam em situação bastante caótica. E queremos professores participando de cursos de aprimoramento e reciclagem, para que possam garantir um ensino de excelência para todos os alunos", afirmou.
Outro avanço conquistado na área da educação foi o aumento dos recursos para o transporte escolar repassado às prefeituras, que passou de R$ 27 milhões para R$ 58 milhões. O governo também pagou avanços como promoções e progressões para professores, que estavam parados há três anos. "O primeiro ano foi para regularizar essas ações. Agora, com novo orçamento, teremos investimentos mais intensos", disse Richa, lembrando que a área social terá total atenção do Estado.
Industrialização
Outro tema debatido com jornalistas foi o retorno do processo de industrialização do Estado, que em um ano já atraiu R$ 9 bilhões em investimentos, que deverão gerar 50 mil empregos diretos e indiretos. Richa destacou que a criação do programa de incentivos Paraná Competitivo foi fundamental para a atração de empresas. "É um instrumento inovador", disse.
"Somado a isso, houve uma mudança de postura no governo", reforçou o governador. Segundo ele, o diálogo, o respeito, a transparência, investimentos públicos em infraestrutura e geração de energia têm possibilitado os novos investimentos. "Estamos negociando com grupos nacionais e estrangeiros investimentos que chegam a R$ 15 bilhões", disse Richa.
Ele também citou que a liberação de licenças para construção de Pequenas Centrais Hidrelétricas vai estimular as economias de diversos municípios. "As obras vão gerar emprego em regiões carentes e mais energia para o Paraná. Muitas empresas estão confiando no novo governo, na segurança jurídica, neste ambiente favorável para negócios", afirmou o governador.
Infraestrutura
Richa falou que os projetos de infraestrutura também passam pelo investimento público e pelo fortalecimento das empresas estatais. "A Copel e a Sanepar estão valorizadas e fortalecidas. As ações da Sanepar em bolsa se valorizaram em cerca de 60% no ano. É uma resposta do mercado ao novo modelo de gestão", disse Richa.
Na infraestrutura, Richa disse que autorizou no final do ano passado a programa de obras de melhorias na malha rodoviária estadual que chegam a R$ 700 milhões. "Também retomamos a modernização dos portos paranaenses. Paranaguá e Antonina bateram recorde de movimentação em 2011", destacou.
O governador também falou sobre o retorno do diálogo com as concessionárias de rodovias para acelerar obras previstas em contratos. Citou três exemplos de que o melhor caminho é a negociação: a duplicação na BR 277, no trecho Matelândia a Medianeira; a nova pista da mesma estrada em Campo Largo, para desafogar o tráfego na área urbana do município; e a construção do contorno de Mandaguari. "Esta obra de R$ 90 milhões não foi feita antes porque o Estado não cumpriu com a sua parte, que era investir R$ 5 milhões para desapropriar 47 imóveis", esclareceu.
Richa lembrou que no ano passado autorizou uma obra de mais de R$ 100 milhões em Londrina, para a duplicação de aproximadamente 17 quilômetros da PR-445 que passa dentro do município. "Em valor, é uma das maiores obras que a cidade já recebeu", explicou, ressaltando que está prevista a duplicação do trecho da PR-323, entre Maringá e Paiçandu. "Posteriormente vamos implantar terceiras faixas e acostamentos no trecho desta estrada que vai até a Umuarama".
O governador pontuou que 2011 foi um ano de ajustes e que agora vai cobrar ainda mais resultados da equipe. "Fechamos o ano com economia de R$ 76 milhões no custeio da máquina, reorganizamos as finanças, retomamos o planejamento estratégico e agora vamos implantar novos programas do plano de governo", disse ele.
Diálogo
Nas entrevistas concedidas, Richa também foi questionado sobre a relação que mantém com o governo federal. "Tenho tido êxito no contato direto e pessoal com a presidente Dilma Rousseff e com os ministros", afirmou o governador. Esta boa parceria, de acordo com ele, tem permitido colocar em andamento diversos projetos, em especial nas áreas de justiça e habitação.
O governador disse que também mantém uma boa relação com o funcionalismo público e que é sensível às demandas por aumentos salariais, avanços de carreira e gratificações. "As pressões são legítimas e sempre irão existir. As coisas vão se resolver com diálogo", declarou.
Richa citou o exemplo dos policiais que estão sobrecarregados pela falta de estrutura e pedem a regulamentação da emenda à Constituição do Estado que concede subsídios à classe. "Nós vamos avançar até onde nosso passo alcançar. Tenho que ser responsável, para não comprometer as finanças do estado", afirmou. "Peço um pouco mais de paciência aos policiais, porque no nosso governo eles serão respeitados e valorizados".
Ao avaliar a situação, Richa disse que a falta de investimentos nos últimos anos gerou índices de violência muito altos. Para alterar o quadro, o governador lembrou o lançamento do programa Paraná Seguro, que prevê a contratação de 10.200 policiais civis e militares e bombeiros, a instalação de módulos policiais, 95 delegacias e aquisição de viaturas equipadas com tecnologia embarcada.
No ano passado, Richa autorizou a contratação de 2.695 policiais civis e militares e 500 bombeiros. Para 2012, o orçamento da segurança vai totalizar R$ 2,1 bilhões. "Estamos investindo fortemente em inteligência, em pessoal e equipamentos. Os números mostram que já houve redução nos índices de criminalidade", afirmou.
Ainda na área de segurança, Richa reafirmou que neste ano serão instaladas as primeiras Unidades do Paraná Seguro (UPS), para atacar os pontos mais críticos na Região Metropolitana de Curitiba e outros grandes centros urbanos. "Vamos liberar esses territórios do crime e entregar de volta às pessoas de bem", disse.
O governador também ratificou a prioridade que será dada para as áreas de saúde e educação neste ano. "Na saúde, vamos cumprir as exigências da emenda 29 sem precisar aumentar os impostos", disse o governador. O orçamento da área foi acrescido em R$ 340 milhões para 2012. "Contratamos mais de mil profissionais de saúde no ano passado e iniciamos a estruturação de hospitais. Nosso propósito é prestar serviços de qualidade aos paranaenses".
Educação
Sobre os investimentos em educação e a equiparação salarial de professores, Richa ressaltou que o cumprimento do compromisso com o magistério está assegurado e elogiou o trabalho desenvolvido pelo vice-governador e secretário Flávio Arns: "É um especialista nesta área e já percorreu todas as regiões do estado, promovendo encontros e reuniões com professores e comunidade para estabelecer o planejamento de ações".
Richa lembrou que, em 2011, um dos grandes avanços do governo na educação foi a regularização da situação dos 35 mil professores que participaram do curso da Vizivali e há mais de oito anos aguardavam reconhecimento do diploma. "Também anunciamos R$ 126 milhões para ampliação, reforma e revitalização de muitas escolas estaduais, que estavam em situação bastante caótica. E queremos professores participando de cursos de aprimoramento e reciclagem, para que possam garantir um ensino de excelência para todos os alunos", afirmou.
Outro avanço conquistado na área da educação foi o aumento dos recursos para o transporte escolar repassado às prefeituras, que passou de R$ 27 milhões para R$ 58 milhões. O governo também pagou avanços como promoções e progressões para professores, que estavam parados há três anos. "O primeiro ano foi para regularizar essas ações. Agora, com novo orçamento, teremos investimentos mais intensos", disse Richa, lembrando que a área social terá total atenção do Estado.
Industrialização
Outro tema debatido com jornalistas foi o retorno do processo de industrialização do Estado, que em um ano já atraiu R$ 9 bilhões em investimentos, que deverão gerar 50 mil empregos diretos e indiretos. Richa destacou que a criação do programa de incentivos Paraná Competitivo foi fundamental para a atração de empresas. "É um instrumento inovador", disse.
"Somado a isso, houve uma mudança de postura no governo", reforçou o governador. Segundo ele, o diálogo, o respeito, a transparência, investimentos públicos em infraestrutura e geração de energia têm possibilitado os novos investimentos. "Estamos negociando com grupos nacionais e estrangeiros investimentos que chegam a R$ 15 bilhões", disse Richa.
Ele também citou que a liberação de licenças para construção de Pequenas Centrais Hidrelétricas vai estimular as economias de diversos municípios. "As obras vão gerar emprego em regiões carentes e mais energia para o Paraná. Muitas empresas estão confiando no novo governo, na segurança jurídica, neste ambiente favorável para negócios", afirmou o governador.
Infraestrutura
Richa falou que os projetos de infraestrutura também passam pelo investimento público e pelo fortalecimento das empresas estatais. "A Copel e a Sanepar estão valorizadas e fortalecidas. As ações da Sanepar em bolsa se valorizaram em cerca de 60% no ano. É uma resposta do mercado ao novo modelo de gestão", disse Richa.
Na infraestrutura, Richa disse que autorizou no final do ano passado a programa de obras de melhorias na malha rodoviária estadual que chegam a R$ 700 milhões. "Também retomamos a modernização dos portos paranaenses. Paranaguá e Antonina bateram recorde de movimentação em 2011", destacou.
O governador também falou sobre o retorno do diálogo com as concessionárias de rodovias para acelerar obras previstas em contratos. Citou três exemplos de que o melhor caminho é a negociação: a duplicação na BR 277, no trecho Matelândia a Medianeira; a nova pista da mesma estrada em Campo Largo, para desafogar o tráfego na área urbana do município; e a construção do contorno de Mandaguari. "Esta obra de R$ 90 milhões não foi feita antes porque o Estado não cumpriu com a sua parte, que era investir R$ 5 milhões para desapropriar 47 imóveis", esclareceu.
Richa lembrou que no ano passado autorizou uma obra de mais de R$ 100 milhões em Londrina, para a duplicação de aproximadamente 17 quilômetros da PR-445 que passa dentro do município. "Em valor, é uma das maiores obras que a cidade já recebeu", explicou, ressaltando que está prevista a duplicação do trecho da PR-323, entre Maringá e Paiçandu. "Posteriormente vamos implantar terceiras faixas e acostamentos no trecho desta estrada que vai até a Umuarama".
O governador pontuou que 2011 foi um ano de ajustes e que agora vai cobrar ainda mais resultados da equipe. "Fechamos o ano com economia de R$ 76 milhões no custeio da máquina, reorganizamos as finanças, retomamos o planejamento estratégico e agora vamos implantar novos programas do plano de governo", disse ele.
Diálogo
Nas entrevistas concedidas, Richa também foi questionado sobre a relação que mantém com o governo federal. "Tenho tido êxito no contato direto e pessoal com a presidente Dilma Rousseff e com os ministros", afirmou o governador. Esta boa parceria, de acordo com ele, tem permitido colocar em andamento diversos projetos, em especial nas áreas de justiça e habitação.
O governador disse que também mantém uma boa relação com o funcionalismo público e que é sensível às demandas por aumentos salariais, avanços de carreira e gratificações. "As pressões são legítimas e sempre irão existir. As coisas vão se resolver com diálogo", declarou.
Richa citou o exemplo dos policiais que estão sobrecarregados pela falta de estrutura e pedem a regulamentação da emenda à Constituição do Estado que concede subsídios à classe. "Nós vamos avançar até onde nosso passo alcançar. Tenho que ser responsável, para não comprometer as finanças do estado", afirmou. "Peço um pouco mais de paciência aos policiais, porque no nosso governo eles serão respeitados e valorizados".
IVAIPORÃ - DOIS ACIDENTE REGISTRADOS NESTA MADRUGADA
ACIDENTE PRÓXIMO A IVAIPORÃ DEIXA 4 PESSOAS FERIDAS. PRÓXIMO AO LOCAL OS BANDIDOS QUE ESTAVAM ROUBANDO OUTRO CARRO SE ASSUSTARAM COM A POLICIA E CAIRAM NO BARRANCO
Um Acidente foi Registrado na Madrugada deste Sábado próximo a Cidade de Ivaiporã, a ocorrência foi registrada pela Policia Rodoviária do Porto Ubá, na Pr 466 Km 12; Segundo Informações do cabo Carneiro (Patrulheiro de Plantão), um veiculo que seguia sentido a Ivaiporã, o motorista acabou perdendo o controle do carro e resultando em um acidente, 4 pessoas ficaram com ferimentos Considerados Médios. A Policia Rodoviária do Porto Ubá está registrando a Ocorrência neste Exato Momento, mais informações na Seqüência.
BANDIDOS SE ASSUSTARAM COM A VIATURA ATENDENDO A OCORRÊNCIA E TOMBARAM VEICULO
No momento em que a Policia Rodoviária atendia a ocorrência próximo a Ivaiporã, a cerca de 100 metros, alguns bandidos que estavam vindo sentido a cidade, acabou se assustando com o Giroflex e os Policiais, com isso ao fazer uma manobra Brusca na Rodovia, acabou caindo em um Barranco da Rodovia.No momento um outro carro que estava acompanhando os indivíduos, socorreram os mesmos e fugiram do Local. O Veiculo que estava sendo roubado é um GM Astra AJN – 3113 de Pitanga, o Proprietário Pedro Fernando Slóshi já havia feito horas antes o Boletim de Ocorrência na Delegacia, de furto do veiculo.
Um Acidente foi Registrado na Madrugada deste Sábado próximo a Cidade de Ivaiporã, a ocorrência foi registrada pela Policia Rodoviária do Porto Ubá, na Pr 466 Km 12; Segundo Informações do cabo Carneiro (Patrulheiro de Plantão), um veiculo que seguia sentido a Ivaiporã, o motorista acabou perdendo o controle do carro e resultando em um acidente, 4 pessoas ficaram com ferimentos Considerados Médios. A Policia Rodoviária do Porto Ubá está registrando a Ocorrência neste Exato Momento, mais informações na Seqüência.
BANDIDOS SE ASSUSTARAM COM A VIATURA ATENDENDO A OCORRÊNCIA E TOMBARAM VEICULO
No momento em que a Policia Rodoviária atendia a ocorrência próximo a Ivaiporã, a cerca de 100 metros, alguns bandidos que estavam vindo sentido a cidade, acabou se assustando com o Giroflex e os Policiais, com isso ao fazer uma manobra Brusca na Rodovia, acabou caindo em um Barranco da Rodovia.No momento um outro carro que estava acompanhando os indivíduos, socorreram os mesmos e fugiram do Local. O Veiculo que estava sendo roubado é um GM Astra AJN – 3113 de Pitanga, o Proprietário Pedro Fernando Slóshi já havia feito horas antes o Boletim de Ocorrência na Delegacia, de furto do veiculo.
SBT - SILVIO SANTOS PODE COLOCAR A VENDA
BONDE: Em agosto do ano passado, o SBT comemorou 30 anos de existência. Desde a fundação propriedade do empresário Silvio Santos, a emissora poderá trocar de mãos em breve. Segundo informa o colunista Leo Dias, do jornal carioca O Dia, o empresário Eike Batista, o homem mais rico da América do Sul, estaria interessado em comprar o canal. Ele já teria, inclusive, entrado em contato com Silvio Santos para conversar sobre as possibilidades do negócio se concretizar. Na primeira sondagem, feita em novembro passado, o ”Patrão” teria se mostrado irredutível ao responder que não tinha qualquer interesse no assunto. No entanto, atualmente o apresentador considera a hipótese de levar a cabo a transação. Novos encontros devem ser agendados em breve para tratar da proposta.fonte: Wellyngton Jhonis Valentim radio nova era
quinta-feira, 19 de janeiro de 2012
BOM SUCESSO - Acidente envolvendo dois onibus resulta na morte de uma pessoa de São João do Ivaí
AS INFORMAÇÕES E FOTOS SÃO DE HERITHON PAULISTA - ONORTEONLINE (FOLHA DO IVAI!)
Um acidente envolvendo dois ônibus, um de trabalhadores rurais e outro da Viação Garcia, ocorrido das 6h40 dessa quinta-feira (19), na saída de Bom Sucesso, sentido São Pedro do Ivaí, resultou na morte de uma pessoa de São João do Ivaí e deixou um saldo de pelo menos 12 pessoas feridas. Mais detalhes em instantes.
Um acidente envolvendo dois ônibus, um de trabalhadores rurais e outro da Viação Garcia, ocorrido das 6h40 dessa quinta-feira (19), na saída de Bom Sucesso, sentido São Pedro do Ivaí, resultou na morte de uma pessoa de São João do Ivaí e deixou um saldo de pelo menos 12 pessoas feridas. Mais detalhes em instantes.
NOVO ITACOLOMI - GRAVE ACIDENTE NA DESCIDA DO SABINO
CAMINHÃO DA ZAELI TOMBA NA DESCIDA DO SABINO, MOTORISTA MORRE NO LOCAL E OUTRO É ENCAMINHADO PARA APUCARANA
A Equipe de Reportagem da Radio Nova Era, trazia com detalhes pela manhã desta Quinta – Feira, um grave acidente na PR 170 entre Borrazópolis e Novo Itacolomi, precisamente na Curva do Sabino. Um caminhão da Zaeli de Arapongas que transportava alimentos para a cidade de Ivaiporã perdeu o controle na descida e capotou na curva, o motorista Clodoaldo Antonio Alfredo de 41 anos morreu no local e foi encaminhado ao IML, o ajudante Alcir Portero Martins de 42 anos foi socorrido pelo Bombeiro e levado em estado grave para o Hospital da Providência em Apucarana. Em entrevista ao Repórter da Radio Nova Era Sérgio de Oliveira, pessoas que moram próximas ao local do acidente revoltadas com a situação, destacava todos os acidente que aconteceram naquele mesmo local, e pediram para as autoridades competentes pela rodovia, uma sinalização maior ou até mesmo uma Placa Enorme falando de todos os fatos trágicos que aconteceram por ali, bem antes de começar a descida que dá sentido a “curva da morte” destacou os Moradores próximos da Rodovia. O Repórter Sérgio de Oliveira explicava pela radio, que aqueles redutores de velocidade no inicio da descida também era uma forma de minimizar a quantidade de acidentes naquele local. O Prefeito e Novo Itacolomi Moacir e o Vice Polaco, esteve no local com as equipe de saúde da Prefeitura, além e uma patrola que auxiliou o trabalho de resgates das vitimas. Lembrando que a menos de 40 dias um grave acidente aconteceu no Local envolvendo um Caminhão que estava levando ferragens para a Festa do Peão de Cruzmaltina. Além daquele acidente envolvendo um engenheiro de Astorga, que o caminhão passou por cima do seu veiculo Hilux. O Fusca que pegou fogo depois de uma colisão no mesmo local, e uma senhora de Cruzmaltina faleceu carbonizada no momento do acidente. Algo precisa ser Solucionado o mais rapido, para que vidas não sejam mais ceifadas, neste local perigoso.
VEJA AS FOTOS EXCLUSIVAS DA RADIO NOVA ERA, CRÉDITOS PARA SERGIO DE OLIVEIRA E OSMÁRIO DE JESUS (Portal VAle do ivai):
fonte: Wellyngton Jhonis Valentim radio nova era borrazopolis
A Equipe de Reportagem da Radio Nova Era, trazia com detalhes pela manhã desta Quinta – Feira, um grave acidente na PR 170 entre Borrazópolis e Novo Itacolomi, precisamente na Curva do Sabino. Um caminhão da Zaeli de Arapongas que transportava alimentos para a cidade de Ivaiporã perdeu o controle na descida e capotou na curva, o motorista Clodoaldo Antonio Alfredo de 41 anos morreu no local e foi encaminhado ao IML, o ajudante Alcir Portero Martins de 42 anos foi socorrido pelo Bombeiro e levado em estado grave para o Hospital da Providência em Apucarana. Em entrevista ao Repórter da Radio Nova Era Sérgio de Oliveira, pessoas que moram próximas ao local do acidente revoltadas com a situação, destacava todos os acidente que aconteceram naquele mesmo local, e pediram para as autoridades competentes pela rodovia, uma sinalização maior ou até mesmo uma Placa Enorme falando de todos os fatos trágicos que aconteceram por ali, bem antes de começar a descida que dá sentido a “curva da morte” destacou os Moradores próximos da Rodovia. O Repórter Sérgio de Oliveira explicava pela radio, que aqueles redutores de velocidade no inicio da descida também era uma forma de minimizar a quantidade de acidentes naquele local. O Prefeito e Novo Itacolomi Moacir e o Vice Polaco, esteve no local com as equipe de saúde da Prefeitura, além e uma patrola que auxiliou o trabalho de resgates das vitimas. Lembrando que a menos de 40 dias um grave acidente aconteceu no Local envolvendo um Caminhão que estava levando ferragens para a Festa do Peão de Cruzmaltina. Além daquele acidente envolvendo um engenheiro de Astorga, que o caminhão passou por cima do seu veiculo Hilux. O Fusca que pegou fogo depois de uma colisão no mesmo local, e uma senhora de Cruzmaltina faleceu carbonizada no momento do acidente. Algo precisa ser Solucionado o mais rapido, para que vidas não sejam mais ceifadas, neste local perigoso.
VEJA AS FOTOS EXCLUSIVAS DA RADIO NOVA ERA, CRÉDITOS PARA SERGIO DE OLIVEIRA E OSMÁRIO DE JESUS (Portal VAle do ivai):
fonte: Wellyngton Jhonis Valentim radio nova era borrazopolis
Assinar:
Postagens (Atom)






