sábado, 8 de outubro de 2011

fevanoi em ivaiporã

Grupo ligado a Pessuti desfilia-se do PMDB

O prazo final de filiações para os interessados em disputar as eleições de 2012 se aproxima e as definições partidárias começam a aparecer. O grupo mais próximo do ex-governador Orlando Pessuti definiu potenciais candidatos e filiam-se a partidos que darão sustentação a Ratinho Junior (PSC) numa disputa eleitoral a prefeitura da Capital. Os filhos de Pessuti, o advogado especialista em direito público e eleitoral Moisés e o Engenheiro Mecânico Bruno, desfiliaram-se nesta quinta-feira (06) do PMDB. Bruno Pessuti declarou que “deixo o PMDB com a certeza de dever cumprido pois cheguei ao diretório nacional do partido na condição de tesoureiro da juventude nacional. Conquistas que não foram consideradas pelo diretório municipal de Curitiba do qual fazia parte e fui excluído sem sequer ser consultado sobre a nova formação que tomou posse esse ano” disse. Para Moisés Pessuti que integrava a Executiva do Diretório Estadual do PMDB “minha desfiliação se faz, pois, desde que o partido não se aguerriu em prol da candidatura do meu pai, senti que não teríamos mais espaço para qualquer outra iniciativa do nosso grupo. Entendo como um caminho natural, que é procurar um espaço político onde possamos ter condições de contribuir e participar do pleito que se aproxima” afirmou. Para o ex-governador Orlando Pessuti “o fato deles estarem deixando o PMDB onde ocuparam importantes funções foi devido dentre outras coisas a exclusão de seus nomes da composição do diretório municipal de Curitiba, significando desde já um veto a qualquer pretensão de disputar as eleições” finalizou. Protocolo –Moisés Pessuti encaminhou as solicitações de desfiliação pessoalmente ao Diretório do PMDB e protocolou o documento no Tribunal Eleitoral. Grupo – Entre as lideranças que integram o grupo de Orlando Pessuti e que pediram suas desfiliações do PMDB nesta quinta-feira, estão o ex-secretario do Planejamento do governo Pessuti Allan Jones, o médico veterinário Angelo Garbossa, extensionista do Instituto Emater, o pastor e cantor de música Gospel da Igreja Sarah Nossa Terra, Helio Lins, Nivaldo Maldonado ex-assessor parlamentar e ex-secretario especial de Projetos Sociais nos governos Requião e Pessuti, José Francisco Sobieray filho do fundador do PMDB Nelson Sobieray, o Líder evangélico Nivaldo Maldonado e o médico veterinário Paulo Roberto Moreira Gomes, Junior Zarur, ex-presidente da Juventude do PMDB por três vezes, entre outros. Transferência – Ainda nesta quinta-feira, o ex-governador Orlando Pessuti e sua esposa Regina, transferiram seu domicílio eleitoral de Ivaiporã para Curitiba. Eles estiveram no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) durante a tarde, transferiram os títulos e visitaram o Diretor Geral do TRE Ivan Gradowski.

Caixa não poderá negar crédito a inadimplentes há mais de cinco anos

Caixa não poderá negar crédito a inadimplentes há mais de cinco anos DA AGÊNCIA BRASIL Clientes que deixaram de pagar empréstimos há mais de cinco anos não poderão ter o crédito restringido pela Caixa Econômica Federal. Por unanimidade, a Terceira Turma do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5) determinou que qualquer informação negativa de correntistas inseridas em cadastro ou banco de dados interno antes desse prazo não pode ser usada na concessão de empréstimos e financiamentos. Caso o cliente tenha o crédito rejeitado, o banco também terá de apresentar uma justificativa. A decisão é válida para todo o país e tem como base o Código de Defesa do Consumidor. A legislação, de acordo com o tribunal, estabelece que os cadastros de consumidores não podem conter informações negativas de mais de cinco anos e garante acesso a esses dados pelos clientes. O Ministério Público Federal, autor da ação, alega que essa norma tem como objetivo impedir que o consumidor seja eternamente punido por fatos antigos, o que configura pena de caráter perpétuo, proibida pela Constituição Federal. O processo teve origem na 8ª Vara da Justiça Federal no Ceará, que condenou o banco em primeira instância. A Caixa recorreu no TRF-5, onde também perdeu a ação, mas decidiu contestar novamente a sentença por meio de embargos de declaração. Para o TRF-5, a decisão não prejudica os riscos de negócio da Caixa, porque a instituição pode continuar a avaliar o perfil, a renda e o endividamento do cliente, desde que não sejam considerados dados de mais de cinco anos. Procurado pela Agência Brasil, o banco não informou se foi notificado nem se recorrerá da decisão no Superior Tribunal de Justiça. fonte:blog do roque

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Mais da metade do metrô será pago pelo PAC

Projeto do Metrô de Curitiba A presidenta Dilma Rousseff estará em Curitiba na próxima quinta-feira (13), para anunciar os investimentos do governo federal na construção do metrô que vai ligar a região sul da cidade até o centro. A presidenta estará acompanhada da ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann. O investimento do governo federal na construção do metrô deve ser de R$ 1,75 bilhão. Os recursos serão disponibilizados a fundo perdido do Orçamento Geral da União (OGU), por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O custo total da obra é avaliado em R$ 2,2 bilhões. O projeto também terá investimentos de R$ 300 milhões do governo do estado e R$ 150 milhões da prefeitura. A primeira etapa do metrô terá 14 quilômetros, saindo da região sul de Curitiba (Pinheirinho), até a Estação Rua das Flores, no Centro.

Justiça afasta policial acusado de ligação com tráfico

O Juízo da 2ª Vara Criminal de Maringá recebeu denúncia criminal proposta pelos promotores de Justiça do Ministério Público do Paraná que integram o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado - GAECO contra 18 pessoas. Estima-se que a quadrilha comercializava por mês perto de 150 kg de drogas diversas (cocaína, crack e maconha) e que também teria ligação direta com vários homicídios ocorridos em Maringá e municípios da região. Além de receber a ação penal, a Justiça acatou pedido do GAECO e determinou a prisão preventiva de quatro pessoas e a manutenção da preventiva de outras 11. Dos 18 denunciados, 14 são acusados de envolvimento com tráfico de drogas (cinco deles também por lavagem de dinheiro); três de falsidade de documento e um por prevaricação. Entre os acusados, está um investigador da Polícia Civil. Esse policial foi afastado de suas funções por prevaricação a pedido do MP-PR pelo Juízo da 2ª Vara Criminal. Ele era investigador e estava lotado na 9ª Subdivisão Policial de Maringá. Da mesma forma, foi afastado um serventuário de Justiça do Cartório do Tabelionato de Nova Aurora (um dos denunciados por falsidade de documento). De acordo com a denúncia, as investigações do GAECO-Maringá, juntamente com a Polícia Federal, "se estenderam pelo período de 12/04/10 a 08/09/11 com a produção de vasto material probatório, indiciário e circunstancial sucedendo-se vários flagrantes de transportes de significativas quantidades de substâncias entorpecentes causadoras de dependência física e psíquica, especialmente crack, cocaína e maconha". No texto são listados vários casos de apreensões e prisões de drogas relacionados à mesma quadrilha, bem como situações em que ficou evidente a ciência do investigador de Polícia Civil de todas os feitos dos bandidos. Conforme descrevem os promotores na denúncia, o policial "freqüentava a residência do traficante investigado e mantinha com tal pessoa estreita relação de amizade, razão pela qual sabia ou tinha como saber da traficância comandada por aquele, inclusive sobre outras atividades criminosas eventualmente praticadas pelo mesmo ou seu bando, inclusive referente a uma série de assassinatos que estão sendo objeto da pertinente apuração" Redação Bonde com MP

Paraná recebe encontro nacional de secretários

O Paraná sedia na quinta (6) e sexta-feira (7), a 41.ª reunião do Colégio Nacional dos Secretários de Segurança Pública (Consesp), em Foz do Iguaçu. O colégio assessora os secretários estaduais da Segurança Pública, acompanhando e avaliando a política das ações desse setor em todas as esferas governamentais, em encontros periódicos. Além dos secretários de Segurança de todod os estados, também participam do encontro o governador Beto Richa, a secretária nacional da Segurança Pública, Regina Miki, a secretária nacional de Política sobre Drogas, Paulina do Carmo Arruda Vieira Duarte, e o presidente do Consesp, Wantuir Jacine. "Segurança pública não se faz isoladamente. Temos que trabalhar juntos para combater o crime, e compartilhar experiências para otimizar a proteção ao cidadão de bem", comentou o secretário de segurança do Paraná, Reinaldo de Almeida Cesar. Este será o terceiro encontro do ano, os dois primeiros ocorreram no Rio de Janeiro. Secretários de segurança foram reunidos em câmaras temáticas e discutem, desde de março, assuntos como legislação, fronteiras e divisas, tecnologia de informação, financiamento e integração. Em Foz do Iguaçu, as discussões deverão ser concluídas para serem compiladas no relatório final que deverá ser entregue na última reunião do ano, em Manaus.

GPS ajuda polícia a localizar suspeito de roubar hotel

Policiais da Delegacia de Furtos e Roubos (DFR) prenderam um dos suspeitos de roubar funcionários e hóspedes de um hotel no centro de Curitiba, na madrugada de quarta-feira (5). Felipe Estevão da Silva, 18 anos, foi encontrado em Piraquara, Região Metropolitana de Curitiba, menos de 24 horas depois. Segundo informações da polícia, após levar o cofre do hotel para a Mercedes-Benz que estava no estacionamento do hotel, os bandidos perceberam que o veículo era automático e não conseguiriam dirigir o carro. Uma viatura da Polícia Militar passou pelo local e assustou a quadrilha que fugiu, deixando o cofre dentro do veículo. Felipe roubou um táxi no centro da capital e dirigiu até a Vila Macedo, em Piraquara, onde abandonou o carro e levou consigo o GPS. A partir do rastreamento do aparelho, a polícia localizou o suspeito, na tarde de quarta-feira (5). Com Felipe foram encontradas uma pistola calibre 380 e uma jaqueta, que foi reconhecida nas imagens de segurança interna do estabelecimento assaltado. Segundo o detido, ele trabalhou como vigilante por quatro meses no hotel e o crime foi planejado por amigos que ele conheceu em um bar. De acordo com Felipe, no momento do assalto ele estava bêbado. A polícia afirma já ter pistas sobre os outros três assaltantes. Felipe será encaminhado para o Centro de Triagem II, onde aguardará preso pela decisão da Justiça.

Idoso é autuado por passar trotes em bombeiros

Um homem de 66 anos foi autuado, na quarta-feira (5), por passar trotes para o Corpo de Bombeiros da cidade de Cianorte, no Noroeste do Paraná. Segundo os bombeiros, ele ligou várias vezes e passou ocorrências falsas entre as 11h e 15h. Ao chegar no local, a equipe constatou que as solicitações não passavam de trotes. O idoso confessou aos policiais ter sido o autor dos chamados e desculpando-se disse que "tomou a atitude porque se sente muito sozinho em casa". Ele foi encaminhado para delegacia, assinou um termo circunstanciado e vai responder por perturbação de sossego, comunicação falsa de crime e contravenção. (Fonte: Espaço Vital)

Mulher é presa por desviar dinheiro do INSS

Policiais federais prenderam uma mulher acusada de desviar dinheiro do INSS, em Ponta Grossa. O flagrante ocorreu na manhã desta quinta-feira (6).Ela se apossava do dinheiro dos segurados. A mulher agia com um advogado, que foi preso em Camboriu, Santa Catarina. O casal não contava para os clientes sobre o resultado da ação e ficava com o dinheiro. A fraude foi cometida com pelo menos 81 aposentados e pensionistas. As ações tinham valores que variavam de R$ 1,5 mil a R$ 100 mil. A Polícia Federal estima que o golpe tenha sido praticado contra 900 pessoas e totalizado R$ 6 milhões (com informações site G1).

Carreta com 400 mil maços de cigarros é apreendida no PR

Uma carreta que transportava 400 mil maços de cigarros contrabandeados do Paraguai foi apreendida na manhã de hoje (6) em Quatro Pontes, região de Guaíra. O veículo foi abordado por volta das 9h durante uma fiscalização da Polícia Rodoviária Federal na BR-163. O motorista da carreta, de 39 anos, foi preso. Ele disse aos policiais que havia sido "agenciado" por um paraguaio, em Guaíra, para trazer o carregamento até Curitiba e depois para a cidade de São Paulo. Disse ainda que receberia R$7,5 mil pelo serviço. fonte:bonde.com.br